segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Movimentos Sociais


MOVIMENTOS ESTUDANTIS


               É um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. A primeira entidade estudantil brasileira, a Federação dos Estudantes, surgiu em 1901, mas o movimento estudantil já se fizera presente na história do país antes disso, em 1710. Cinco anos mais tarde foi  criada a UNE.
 
               Em 1961, defendiam a Campanha da Legalidade ao lado de João Goulart. No período que antecedeu o golpe militar, pressionaram o governo para adotar as reformas de base e radicalizavam a luta política, sonhando com a revolução socialista. No ano de 1968, assistiu-se a um crescimento extraordinário do movimento estudantil em várias partes do mundo, na forma de protestos de massa contra a ordem dominante.

               No Brasil, não foi diferente, as primeiras organizações estudantis surgiram com uma estrutura vertical e centralizada. *Teve contribuições importantes em alguns momentos históricos como: a luta - O Petróleo é Nosso, pelo ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a luta contra a ditadura, nas "diretas já", no Impeachment do Presidente Collor. Caracteriza-se por um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da classe. É constantemente renovado, já que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino. Pode se concretizar de Maneira Formal em entidades de representação estudantil:
 
               *No ensino superior temos: UNE, UEE, DCE, Executivas e Federações de Curso, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos e Representantes de Turmas.
               *No ensino fundamental e médio temos: UBES, UEES, UMES, Grêmios Estudantis e os Representantes de Turmas.
              *Ainda encontramos outros tipos formais como: Associações de Casa de Estudantes, Atlética Esportiva, Executivas de Curso e etc.
               *Na Maneira Informal o movimento estudantil pode ser organizado a partir de afinidades por temas: político, religioso, esportista, acadêmico, cultural e etc.
 
               Essas entidades servem para nos representar, organizar cobrar nossos direitos e estar a nossa frente nas lutas. O movimento estudantil foi e continua sendo uma arma poderosa dos estudantes. É o meio pelo qual podemos defender nossos interesses e tentar modificar a realidade dentro e fora da Universidade, ele não deve ser simplesmente abandonado ou estagnado por maiores que sejam as dificuldades, mas ser constantemente reciclado em contato com a realidade e reciclado pela entrada de novos estudantes, pois a participação é a condição fundamental para qualquer transformação.
               E para que o movimento estudantil continue sendo um local representativo para os jovens estudantes se faz necessário um maior engajamento de todos. Os ideais precisam sair do mundo isolado de cada um e se expandir, unindo-se a tantos outros por uma causa maior.

3 comentários:

  1. Percebemos que o MOVIMENTO DOS ESTUDANTES, está perdendo público pois antes lutavamos mais por nossos direitos, hoje nos acomodamos.

    ResponderExcluir
  2. O movimento estudantil perdeu força devido algumas manifestações resultarem em conquistas de direitos, mas deve ser um processo contínuo, os estudantes precisam perceber que são uma categoria de grande importância para a sociedade e para uma Educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. O movimento estudantil é de suma importância para os estudantes,pois é uma grande arma onde podem se expressarem e lutarem por seus direitos.

    ResponderExcluir