segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Movimentos Sociais


     MOVIMENTOS SOCIAIS


          São manifestações de caráter popular, associado a grandes eventos históricos. Tratam de questões como: religião, cultura popular, antiescravismo, meio ambiente e trabalho.

Movimentos Operários e Camponês

          Surgiu com a intensificação do processo industrial, (século XIX).  através das lutas de classes (burguesia e proletariado) por melhores condições de vida. Essa ideologia serviu também para os movimentos sociais camponeses do mundo inteiro. (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, no Brasil, e do Exército Zapatista de Libertação Nacional, no méxico, que guarda também um viés indigenista.

Novos Paradigmas

          Houve melhorias nas condições de vida nas cidades. Disseminação de políticas públicas para habitação (movimento dos sem-teto). Mobilização contra o aumento do custo de vida trazido pela inflação (grupos de donas-de-casa). Aproximação de movimentos sociais diversos, como operário, o camponês, o ambientalista, o urbano, entre tantos outros.
Forum Social Mundial (Porto Alegre 2001) fortalecer e preparar os movimentos para propor uma globalização alternativa, em que o poder decisório não esteja centralizado nas trans-nacionais e nos governos de países ricos.

Movimentos Sociais Urbanos

          Ligados às Comunidades Eclesiais de Base, da Igreja Católica. Alguns grupos lutavam contra o Estado e as instituições constituídas; outros participaram de movimentos que são meramente reivindicatórios. Atuaando sobre uma problemática urbana e a distribuição da terra urbana e dos equipamentos coletivos. No Brasil, adquiriram características populares, principalmente após os anos 1970, ainda no período de autoritarismo político. Esses movimentos tem caráter policlassista, reunindo grupos diferentes quanto à situação econômica, ou podem reunir apenas indivíduos pertencentes às camadas mais pobres da população, como no caso do movimento por moradia. A constituição Federal de 1988 criou mecanismos que prevêem a participação popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário